Quando a influência não-monetária é mais influente que a monetária

Estou transcrevendo o artigo abaixo a todos os amigos que tem ou terão que lidar com a Liderança entre nós, humanos.
Achei relevante o artigo e o vídeo, mas como não achei versão em português, segue o vídeo em inglês com legenda em espanhol (dá pra entender).
Repare principalmente quando ele fala sobre a importância da Autonomia, Maestria e Propósito.

Ciência Motivacional

do Blog do Vasco de Vasco Furtado
Nesse fim de semana, quando uma malvada virose me permitiu, estive assistindo o vídeo da palestra de Dan Pink no TED Oxford. Ele retoma a questão cujo a qual já discorri aqui no blog e que tem Dan Ariely, autor de Predictabily Irrational” como a voz mais ativa: a economia comportamental.
Pink volta à questão do que motiva as pessoas e o caráter deletério que as recompensas financeiras podem ter. Em particular, ele dá exemplos de tarefas criativas e de como as pessoas reagem negativamente quando instigadas a desenvolvê-las por recompensas financeiras. Em tarefas onde se exige esforço mecânico e continuado as recompensas financeiras funcionam bem. Mas o mundo dos negócios hoje em dia se baseia de mais em mais em atividades criativas.
O exemplo da estratégia da Google de dar 20% do tempo do trabalho para o funcionário fazer o que desejar é mencionado como uma prática adequada para esse novo contexto. Cerca de 50% dos novos produtos da Google nasceram dos próprios funcionários justamente nesse momento em que têm tempo livre. A motivação que os move é a de poder criar algo novo e atrelar seu nome a isso.
A palestra começa com uma historinha de um exercício criativo que é bem interessante: o problema da vela. Veja a figura abaixo com tachinhas, fósforos e a vela. Como fazer para acender a vela suportá-la na parede de forma que a cera não caia na mesa. A resposta está no vídeo, mas saibam que pessoas recompensadas com dinheiro para terminar essa tarefa mais rápido acabam por realizá-la de forma mais lenta do que um grupo sem esse tipo de incentivo.
Vídeo 1
Vídeo 2
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Unknown disse...

Dinheiro traz felicidade,pode procurar estudo cientifico sobre isso, porem depois q as necessidades basicas sao satisfeitas,outros fatores motivacionais passam a ser mais relevantes. Amilcar@amilcarcoach.com.br